sexta-feira, 11 de julho de 2014

Humildade - Caráter - Máscara

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4.23

 

Um pequeno versículo que pode nos demonstrar muitas coisas.

 

Guardar o coração! 

O que isso significa? 

Por que devemos guardar o nosso coração?

 

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17.9

 

Muitas pessoas, ou melhor dizendo, todas as pessoas do mundo devemos entender o que é ser humilde.

O que Jesus nos demonstrou como humildade?

Lendo toda a história de Jesus, vemos que Jesus se via como autoridade, mas sempre entendeu que era um simples ser humano, assim como eu e você.

Jesus deixa muitas experiências de como ser uma pessoa humilde assim como ele foi e o mais conhecido de todos eles, está no evangelho de João 13, onde Jesus lava os pés dos discípulos. 

Mas quero me focar em sentimentos em caráter, a revelação do que nós realmente somos.

No Getsêmani temos a visão mais clara da humildade de Jesus, quando Ele suplica ao pai por três vezes, pedindo misericórdia.

Como assim, Jesus pediu tal coisa para Deus?

Antes do meu nascimento, minha mãe morava com meu pai, mas eles viviam em conflito, até que alguns dias depois do meu nascimento, meu pai foi embora de casa deixando minha mãe com três filhos para cuidar. Eu não sei o que a minha mãe poderia ter sentido naquela época, pois antes da separação de meu pai, minha mãe tinha perdido um filho recém-nascido e depois tinha que suportar a dor de criar uma criança que tinha acabado de nascer e mais dois filhos sozinha.

A dor nunca me veio pela cabeça sobre o que ela realmente sentiu nessa época; somente ela sabe.

Minha mãe com certeza não queria perder um filho recém-nascido, não queria separação do meu pai e muito menos criar três filhos sozinha, mas mesmo assim ela soube criar e soube lidar com a situação.

Assim também foi com Jesus.

Jesus não queria sofrer, assim como todos nós não queremos. 

Mas a questão é que humildade vai além de muitas coisas.

O que é ter caráter?

O que caráter tem haver com a máscara?

Primeiro, que para se ter humildade, não basta somente cumprir a lei (seja religiosa ou governamental), vestir uma roupa simples e doar bens materiais para outras pessoas.

Humildade é entender que nós somos como todas as outras pessoas, todos nós somos iguais e que se a pessoa errou, nós também podemos errar, e entender que se a pessoa pode fazer algo eu também posso.

 

Me diga uma pessoa que fale de si mesmo:

-Eu!?

-Há, eu sou uma pessoa de mau caráter, não gosto da tal pessoa, faço um monte de coisa errada, falo muita mentira, vivo fofocando com as minhas amigas, não obedeço às pessoas a quem eu deveria obedecer; vivo murmurando por tudo...

Ninguém falaria isso de si mesmo.

Pois se falasse estaria automaticamente sendo mal reconhecido pelas pessoas.

É claro que a pessoa por mais que seja isso tudo, ela nunca vai falar isso tudo de si mesmo.

Quando você pede para uma pessoa falar de si mesmo, ela vai sempre dizer algo a qual agrade as pessoas ou que não vai deixá-la mal conhecida. Ela vai sempre procurar coisas positivas sobre ela, e quando vai falar as coisas negativas, ela vai sempre dizer algo a qual não faça dela uma má pessoa.

Como por exemplo, ela pode ser fofoqueira e saber disso, mas ela nunca vai dizer que é uma fofoqueira, mas vai dizer algo negativo sobre ela como: - eu sou preguiçoso.

Vamos entender que mesmo você não sendo uma pessoa de mau caráter, fofoqueira, murmuradora, desleal, mentirosa, infiel, preguiçosa, entre outras coisas, nunca fale sobre esses aspectos, pois você está deixando de ter humildade, pois assim você estará demonstrando orgulho, que você tem orgulho do que você realmente é, e orgulho de si mesmo como todos sabemos não é humildade.

Não quero dizer que eu sou humilde, mesmo que eu dissesse tal coisa eu já estaria não sendo humilde.

A humildade vem de dentro de nós e não é nós mesmo que nos avaliamos se somos ou não humildes.

Isso significa que você não deve dizer que é humilde?

Não.

Você pode sim dizer isso, mas estará demonstrando orgulho do que você é, deixando assim de ser o que você diz ser. 

Como diz no livro de Provérbios 27.2:

 

Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros. Provérbios 27.2

 

Quando eu vejo uma pessoa falando para outra pessoa: 

 

-Eu sou uma pessoa de caráter, falo mesmo na cara, sou verdadeiro de uma palavra só, ajudo quem precisa, não uso máscara e o que você estiver precisando pode contar comigo para o que der e vier.

 

Eu fico pensando se será mesmo verdade?

Mas a resposta para isso já se encontra na própria pessoa. 

Pode ser até verdade o que essa pessoa está falando, ela pode ser totalmente verdadeira, mas humilde ela já não é, pois ela se orgulha de ser quem ela é, e isso faz dela uma pessoa com ego, pensando assim que ela é diferente das pessoas, que nunca cometeu, ou, não cometerá os mesmos erros das outras pessoas.

 

Pedro é o exemplo mais claro disso.

Pedro diz para Jesus que nunca irá negá-lo.

Pedro disse isso porque dentro dele havia esse mesmo reconhecimento, de ser uma pessoa de caráter de uma palavra só. Ele estava convicto de que nunca negaria Jesus, dentro dele havia confiança de si mesmo, pois se não houvesse, Pedro nunca diria o que disse para Jesus. Mas Jesus sabia como o ser humano é, pois, Jesus também é homem, e diz para Pedro que ele o negaria por três vezes.

Jesus disse isso não porque ele conhecia Pedro, mas Ele disse isso porque Ele sabia como realmente são os seres humanos.

Pedro tinha as suas qualidades, ele era um homem de ação e não de reação, ele fazia o que tinha que fazer, tanto é, que ele se conhecia e sabia como ele realmente agiria, e isso fez dele uma pessoa com ego, pois ele reconhecendo isso, diz a Jesus: 

 

- Eu nunca te negarei.

 

Pois, se Pedro fosse humilde e entendesse que mesmo ele com essas qualidades poderia errar, não falaria para Jesus o que disse, pois assim estaria se fazendo de humilde reconhecendo que mesmo sendo um homem de caráter ele poderia a qualquer momento negar Jesus.

É o que acontece muito hoje em dia.

 

Mas por que isso acontece?

Por que as pessoas dizem ser o que ela não é?

Por que as pessoas dizem uma coisa, mas agem de outra forma?

 

Existem N motivos para uma pessoa fazer isso.

Uns dos motivos mais comuns que existem no nosso meio é a falta de caráter.

 

O que seria o caráter?

 

Caráter é a demonstração de uma qualidade convicta de uma pessoa em ação de convivência. Ou melhor dizendo: é o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral.

As pessoas costumam falar o que não são para não terem má fama, tendo assim um bom conhecimento das outras pessoas, fazendo essas pensarem que elas são o que não são, e isso dá a origem de uma pessoa usar máscara, pois ela está escondendo quem ela é de fato das outras pessoas e fazendo assim a falta de caráter. 

Ninguém nunca vai dizer que é fofoqueira e mentirosa, mesmo ela sendo.

 

O orgulho.

 

O orgulho é o que mais pode nos fazer errar.

Foi o que aconteceu com Pedro e é o que acontece com as pessoas.

 

Por exemplo, uma pessoa fala para você que vai sempre te ajudar seja para o que for, mas quando você precisa, ela não te ajuda.

Vamos entender que, por um lado, ela possa está mentindo pela falta de caráter, mas pelo outro lado, ela pode não está mentindo e sim dizendo a verdade. Mas se era verdade, porque então ela não ajudou?

Porque ela conhecia quem ela realmente era (uma pessoa verdadeira e reta) e isso criou nela um certo orgulho, fazendo ela entender que ela nunca vai te abandonar, pois, ela estava certa do que estava dizendo, e é aí que ela perde a humildade.

Por exemplo: eu nunca vou dizer para uma pessoa que eu vou ajudar ela para o que ela precisar; e se eu por alguma razão falar isso, eu estarei mentindo, pois, pode acontecer dela precisar, mas eu não vou poder ajudar.

Quando alguém me pede uma ajuda eu respondo: - depende se estiver em meu alcance eu ajudo. 

Mas independente disso, eu sempre tento ajudar no que for preciso, mas acontece de eu não poder ajudar.

Lógico que existem pessoas que falam e cumprem realmente o que falaram, mas isso não é a maioria. Eu nunca me ousaria dizer algo que eu sei que um dia eu poderei errar.

Mas por que isso?

 

No livro de Jeremias 17:9, já explica isso:

 

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

 

Isso significa que mesmo a pessoa achando que ela nunca vai fazer uma coisa errada, ela acaba fazendo.

Muitas pessoas falam:

-Eu nunca vou te abandonar, eu tenho uma aliança contigo.

Mas depois viram as costas e se esquecem do que falou.

Isso acontece não só por ela não ter caráter, mas acontece por ela não proteger o coração, pois é dali que vem a revelação de quem realmente somos.

Eu peço muito para Deus proteger o meu coração, pois, mesmo eu estando convicto que eu não farei igual à pessoa que errou, eu sei que um dia isso pode mudar, e eu não quero que mude. Por isso eu nunca falei tal coisa para as pessoas, pois, se acontecer tal ato, não vai ser por falta de caráter e sim por eu não conseguir proteger o meu coração.

Então entenda, ser humilde é reconhecer que você pode sim errar e feio, talvez até pior do que a pessoa que você viu errando, não se orgulhe das suas qualidades, e se você é uma pessoa que se garante no que fala, que nunca deixará alguém na mão, é contigo mesmo, pois eu mesmo reconheço que posso errar, mas se você acha que pode cumprir com o que você disse...

A questão, não é de não ter caráter e muito menos de medo, ou de uma pessoa que vive no “meio” e sim de humildade, reconhecendo que pode errar.

 

É muito melhor você errar falando nada do que falando algo.

 

Por exemplo: você está convicto, tem a certeza de que vai ajudar o seu pastor seja o que for, mas você não fala nada para ele; logo o seu amigo também tem a mesma convicção que você, sendo que ele fala para o pastor: “- olha eu vou te ajudar para o que der e vier”. Mas acontece do seu pastor precisar realmente de ajuda, mas você percebe que não poderá ajudar, o mesmo seria com o seu amigo.

Quem foi o pior, você que achou que poderia ajudar o pastor para o que der e vier, mas ficou quieto ou o seu amigo que pensou o mesmo, mas disse para o pastor que o ajudaria para o que der e vier?

Lógico que será o seu amigo, pois ele demonstrou para o pastor ser o que ele não é quando o pastor precisou; e você, o pastor viu simplesmente que em um momento daquele não poderá contar com você, ou seja, é bem melhor as pessoas verem até onde nós podemos chegar do que fazê-las pensar que podemos chegar a algum lugar e logo elas percebem que não podemos, demonstrando-as o que não somos.

Você. O pastor saberá o seu limite e ainda continuará confiando em você, mas o seu amigo a confiança do pastor ele não terá mais.

Tente entender que o seu amigo disse uma coisa, mas agiu de outra, não foi porque não tinha caráter, mas foi porque ele deixou ser enganado pelo coração e acabou se equivocando falando com o pastor, e isso fez com que o pastor confiasse nele de verdade, mas depois fez com que o pastor perdesse a confiança nele.

Logo você não deixou se levar pelo o que estava sentindo e assim você percebeu que pode sim cometer um erro.

Então de vez de você falar para as pessoas e de se orgulhar que você é uma pessoa de caráter, verdadeira, peça a Deus para te ajudar a proteger o seu coração, pois, é muito mais fácil uma pessoa errar achando que não vai errar do que uma pessoa que sabe que um dia pode errar, errar.

Lembra de Pedro?

Se você lê a história de Jesus, pelo menos na parte da Santa Ceia até a crucificação, Pedro foi o único que afirmou firmemente que nunca deixaria Jesus por nada, nem se custasse a sua vida, os outros discípulos ficaram quietos, e Pedro foi o único que negou Jesus quando estava sendo crucificado.

Os outros discípulos foram humildes o suficiente para entender o que poderia acontecer e aceitar o que Jesus estava dizendo, mas Pedro foi o único “orgulhoso” que acabou falando o que não devia e acabou fazendo o que falou que não ia fazer.

Peço somente que medite sobre isso.

 

 

Feito por: Elielton de Lima

11/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário