terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dor

Trecho do livro "Ele Sentiu" feito por Elielton de Lima.


         De todas essas situações que foram citadas, quantos delas você passou? Duas, três, quatro ou talvez todas?
         Bom, eu acredito que pelo menos duas delas você já passou, eu, por exemplo, passei por quase todas; alias eu sou um ser humano, e assim como você eu também tenho sentimentos, nós somos fracos, pois sentimos coisas que não gostaríamos de sentir e no meio dessas coisas existem dois tipos de dores que são: a dor física e a dor emocional. A diferença de uma para a outra é muito grande, começando com a dor física: ela é causada no corpo a qual levamos uma pancada, um corte, um beliscão, um puxão, entre outras, são impactos que recebemos no corpo que nos leva a sentir dor naquele local.
         Dependendo do modo que o nosso corpo recebe o impacto, sentimos dor e dependendo do local sentimos mais dor ainda, por exemplo: um puxão de cabelo e um corte de faca na mão, obviamente o corte na mão vai doer mais do que o puxão de cabelo, ou seja, a dor física são dores que sentimos no corpo, mas que com um tempo passa; o corte na mão, por exemplo, no inicio dói, mas depois melhora e depois de uns dias cicatriza, e não se senti mais aquela dor que sentiu depois do corte, aquela cicatriz é só uma lembrança da dor que você sentiu, e você não sente mais dor naquele local.
         A dor emocional é uma dor que temos por dentro do corpo, ou seja, a dor física é externa (por fora) e a dor emocional é interna (por dentro), a dor física também pode ser interna, quando acontece um impacto dentro do corpo que o prejudica, como, por exemplo: você comer uma comida estragada, engole uma coisa de mau jeito, bebe algo que não devia, em fim, a dor física interna acontece quando “você” prejudica o seu corpo internamente, diferente da dor emocional que é somente interna, mas que é prejudicado não por você, mas por outra pessoa.
         A dor emocional é uma dor causada por emoções (como o próprio nome já diz), ela acontece quando nós vemos ou ouvimos coisas que não queremos ouvir muito menos ver. Para uma dor emocional acontecer, não é de se cortar com uma faca ou comer alguma coisa estragada, mas de ouvir ou ver coisas que não gostaríamos; às vezes é melhor receber um corte no corpo do que vê ou ouvi certas coisas.
         Vamos lá, além de ter essas diferenças, existem muitas outras diferenças para citar sobre essas duas dores, e eu vou colocar apenas as dez diferenças principais que o ser humano deve saber.
Ø Primeiro – A dor física não pode ser controlada (bom até pode, mas ela se cura ao longo do tempo), mas a dor emocional sim pode ser controlada, não só pode ser controlada, como deve ser controlada.
Ø Segundo – A dor física não dura por muito tempo e logo é curada, mas a dor emocional já é diferente, ela dura por muito tempo, e dependendo da pessoa pode durar para sempre, se a pessoa não souber controlar essa dor ela pode carregar isso por resto da sua vida.
Ø Terceiro – Existem medicamentos para cura a dor física, mas a dor emocional não; existem psicólogos e psiquiatras, que tentam ajudar aqueles que estão sofrendo com a dor emocional, mas eles não curam a pessoa dessa dor e sim a própria pessoa, como foi dito, a dor emocional pode ser controlada, só basta à pessoa querer controlar essa dor.
Ø Quarto – A dor física é melhor do que a dor emocional, pois a dor emocional é mais forte do que a dor física.
Ø Quinto – A dor física só mata se o corpo receber um impacto muito forte, como por exemplo, uma facada no peito, mas a dor emocional, ela também pode matar, se ela não for controlada pode levar à pessoa a morte, pois existem pessoas que não souberam controlar essa dor e não aquentaram o sofrimento e acabaram se matando. (Se eu fosse para dá um número que defina a pior dor de 0 a 10 para dor emocional e a dor física, eu daria 4 para a dor física e 8 para a dor emocional)
Ø Sexto – A dor emocional também deixa cicatriz, deixa algo que nos marca e que um dia nos faz lembrar-se das coisas que causaram aquela dor, mas a diferença é que essa cicatriz pode ser aberta, como a dor física que só machuca quando abrimos ela, e a cicatriz da dor emocional só machuca quando lembramos do motivo que causou aquela dor.
Ø Sétimo – A dor física pode ser feita por alguma pessoa ou por nós mesmo, mas a dor emocional só pode ser feita por outra pessoa e nunca por nós mesmo.
Ø Oitavo – A dor física causa hematomas que com um tempo sara, mas a dor emocional causa sentimentos que pode durar por muito tempo, como tristeza, raiva, ódio, decepção entre outros.
Ø Nono – Se a dor emocional não for controlada, ela às vezes pode nos controlar. E a dor física; bom, é impossível ser controlado por ela.
Ø Décimo – A dor emocional te faz sofrer mais do que a dor física.

Claro leitor, você deve ter entendido o propósito de eu ter escrito esse texto, caso não tenha compreendido a profundidade que eu tentei chegar releia o texto novamente, mas antes faça uma oração pedindo para que Deus te faça entender no espírito, pois o que eu escrevi aqui são coisas que normalmente acontece na nossa vida, no nosso cotidiano.
Eu poderia falar sobre outros homens na bíblia que passaram por essas situações como José (Gênesis 37.1-37; 39–50), Davi (1Samuel 16-31; 2Samuel 1-24; 1Reis 1-2.1-11), Sansão (Juízes 13-16) , Caim e Abel (Gênesis 4.1-26) entre outros homens da bíblia, mas eu escolhi o mais importante deles, que é Jesus.
Eu escolhi Jesus para que você possa entender que ele já foi um ser humano ele já foi um homem assim como você, ele passou por tudo o que você passou, eu posso dizer que tudo o que eu escrevi aqui, é apenas um resumo de tudo o que ele teve que suportar, e ele passou por tudo isso porque te ama, Jesus se pôs em seu lugar, Jesus morreu em seu lugar, você se sente grato por isso? E se sente o que você está fazendo como gratidão?
Se Jesus se pôs em seu lugar, faça como um autor de um livro que diz, “pense como Jesus”, antes de fazer qualquer coisa, se coloque no lugar dele e pense: Jesus faria isso?
Se a resposta for não, não faça, se a resposta for sim, faça.
A dor que Jesus sentiu por você foi à dor emocional e a dor física a qual Ele carrega a marca dessa dor em suas mãos, mas a dor emocional que ele sente é a dor que você causa nele, por fazer o que não devia.
Eu não quero te julgar e muito menos te condenar, mas eu quero que você entenda que existe uma pessoa que sabe tudo o que você passou ou está passando, uma pessoa que te entende completamente, pois ele já passou por isso, então leitor, se você estiver sentindo uma dor emocional ou passando por uma situação difícil, lembre-se que existe alguém que já passou por isso e por coisas piores para te salvar.

Jesus te ama, e lembre-se dele toda vez que você estiver sofrendo, pois ele te acolherá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário